8 de nov. de 2013

Cometa com 6 caldas?


Um grupo de cientistas por esses últimos meses, usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, descobriu um objeto com multi-caudas, marcada por P/2013 P5, no cinturão de asteroides principal.

P/2013 P5 é um cometa (até que provem o contrário) tem cerca 240 m de diâmetro. Tem seis caudas que irradiam a partir dele, como os raios de uma roda. 

Foi visto pela primeira vez como um objeto incomum com o telescópio Pan-STARRS no Havaí 10 de setembro de 2013. Quando Hubble voltou para o objeto em 23 de setembro, a sua aparência tinha mudado radicalmente, parecia que toda a estrutura mudara.

"Estávamos literalmente estupefato quando vimos isso", disse o investigador principal David Jewitt, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. "Ainda mais surpreendente, as suas estruturas cauda mudar dramaticamente em apenas 13 dias, uma vez que arrota para fora a poeira. Isso também nos pegou de surpresa. É difícil de acreditar que estamos olhando para um asteroide. Este objeto ejetou poeira durante pelo menos 5 meses". disse Jewitt

Os astrônomos descartaram a possibilidade de um cenário de impacto recente entre asteroides, porque uma grande quantidade de poeira teria sido lançada para o espaço de uma só vez.


Nós imaginamos que a superfície está à beira da instabilidade, como uma pilha de areia cotado para a beira do colapso. Mais observações serão obtidas para testar esta possibilidade

David Jewitt,
Jessica Agarwal,
Harold Weaver,
Max Mutchler
Stephen Larson



Se os doutores acima não sabem que diabos é essa coisa luminosa com 6 caldas... imagine nós, pobres mortais. Não sei você, mas eu tenho certeza que “alguém” sabe o que é essa coisa, mas vão ficar de bico fechado até que tudo fique tão visível aqui na Terra que não possa mais ocultar.

Daí, eles terão que tirar o elefante do centro da sala...

laura botelho


Vulcões ativos