18 de out. de 2012

Video - Erupção do Vesúvio ano 79 - depois do cristo

A erupção, que alterou radicalmente a morfologia do vulcão, causou a destruição das cidades de Herculano e Pompéia, e as ruínas do que foram enterrados sob camadas de pedra-pomes, foram trazidos à luz no século XIX.


Resíduos piroclástico da erupção foram encontrados em uma ampla área de centenas de quilômetros quadrados, calculando uma altura de nuvem de gás e pedra-pomes que atingiu um raio de 17 quilômetros

A data da erupção do Vesúvio em 79 foi evidenciada por uma carta de Plínio, o Jovem de Tácito. Esta data foi universalmente considerada a mais confiável do manuscrito como segura e até à data não houve contradição.

O primeiro terremoto já havia começado em 62 dC com o colapso de várias casas que foram mais tarde reconstruídas nos anos seguintes. Só alguns anos mais tarde, em 79 dC, o Vesúvio começou seu ciclo eruptivo que então levou ao enterro de algumas áreas de Stabia, Pompéia, Herculano e muitas cidades no Sudeste por Monte Vesúvio.

O testemunho mais importante sobre o que aconteceu nesses dias é dada por Plínio, o Jovem, sobrinho de Plínio, (o Velho) que no dia estava no comando da frota romana estacionada em Miseno com sua família.

Plínio, o Jovem, olhando para uma nuvem muito densa subindo em uma posição elevada em relação ao Vesúvio, escreveu:

"Eu não posso dar uma descrição mais precisa da forma da nuvem sobre o Monte Vesúvio, se você não compará-lo ao de um pinheiro, porque subiu a uma altura grande como uma árvore enorme, cujo ápice é como formações filiais espalhadas. Parecia mais escura em alguns pontos mais claros e outro, dependendo de como ele foi impregnado com pó e na cinza."

De acordo com testemunhos, Plínio, o Velho morreu a caminho de Herculano quando iria ajudar a família de seu amigo Césio. Tentando chegar ao local do Vesúvio por mar, ele teve que mudar de rumo por causa da súbita retirada de água. No entanto, esta cidade foi afetada pelas cinzas do vulcão e lapilli e sufocados pelos vapores tóxicos matando a todos rapidamente.

As cidades foram enterradas debaixo de pelo menos 10 metros de materiais eruptivos.

Mas as características do mesmo fenômeno que Pompéia e Stabia foram diferentes do que na cidade de Herculano: os primeiros foram esmagados por uma chuva de cinzas e lapilli que, a menos de um intervalo de algumas horas – uma armadilha mortal para muitos que voltaram a procura de entes queridos e objetos de valor.

Em Herculano, no entanto, não foi investido da primeira fase, mas quase 12 horas depois. O que aconteceu foi que as nuvens de materiais eruptivos começaram a desmoronar e, como resultado do vento, uma mistura infernal de gases quentes, cinzas e vapor de água (o chamado fluxo piroclástico ) atingiu a área de Herculano. O fenômeno é conhecido como "nuvem brilhante" ou deslizamentos de terra piroclásticas.

Ao cair da noite do segundo dia, a atividade eruptiva começou a declinar rapidamente. A erupção durou pouco mais de 25 horas, período em que o vulcão expulsou cerca de um bilhão de metros cúbicos de material.

Erupção de 79, o Vesúvio teve muitos períodos de atividade alternando com intervalos de descanso. Em 472dc jogou uma quantidade tão grande de cinzas, que se espalhou por toda a Europa. Constantinopla foi abalada por terremotos anteriormente com epicentro em Antioquia.

Em 1036 houve a primeira erupção com derrame de lava: acontecimento importante na história da montanha, pois até então as erupções produziram materiais piroclásticos, mas não magma. Segundo as crônicas antigas, a erupção ocorreu não apenas no topo, mas também nas laterais, e produtos quentes derramado no mar, atingindo a costa de cerca de 600 m.

Esta erupção foi seguida por mais cinco, a última das quais ocorreu em 1500. Estes foram seguidos por um longo repouso por cerca de 130 anos, durante o qual a montanha está coberta de vinhas e jardins de novo como antes. O interior da cratera foi coberta com arbustos...

laura botelho


Documentário da BBC que talvez você não tenha visto e que lhe ajudará a unir alguns pontos com o que falarei na palestra lá em Salvador. Aguardo você na Bahia! 


parte 2

parte 3

parte 4 

parte 5


Vulcões ativos