29 de out. de 2009

Asteróide caiu na Indonésia dia 8/10



Um asteróide que explodiu na atmosfera da Terra com a energia de três bombas de Hiroshima este mês de outubro reacenderam temores sobre as defesas do nosso planeta contra "os impactos do espaço."

Esses "impactos do espaço"  já estão  dando no saco...

Em 8 de Outubro, a pedra caiu para a atmosfera acima South Sulawesi, Indonésia.
A explosão foi ouvida por estações de monitoramento 10.000 milhas de distância, de acordo com um relatório por cientistas da University of Western Ontário.
Os cientistas estão preocupados que não foi visto por nenhum telescópio, e que se tivesse sido maior do que poderia ter causado um desastre.

Estima-se que o asteróide tenha cerca de 10 metros de diâmetro, bateu na atmosfera a um mph 45.000 estimados. A desaceleração repentina causou a aquecimento rapido e a explosão se deu com a força de 50.000 toneladas de TNT. 

Felizmente, devido à altura da explosão (caiu numa montanha) - estimado entre 15 e 20 km  acima do nível do mar - nenhum dano foi causado no terreno.

No entanto, se o objeto tivesse sido um pouco maior - 20 a 30 metros de diâmetro - que poderia facilmente ter causado grandes danos e perdas de vida, dizem os pesquisadores.

Muito poucos objetos menores que 100 metros de diâmetro foram vistos e catalogados pelos astrônomos. Tim Spahr, diretor do Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts, avisou que era inevitável que os asteróides menores que passam despercebidas. 
Ele disse: "Se você quiser encontrar os menores objetos, você tem que construir mais telescópios maiores.

E a gente que se cuide, porque vai ter chuva de meteoros 
daqui pra frente... haja guarda chuva

A bola de fogo foi vista por moradores na Indonésia, e um vídeo do YouTube tomada no mesmo dia.

A Casa Branca pensa em desenvolver uma política sobre a ameaça de impacto de objeto vindo do espaço em Outubro do próximo ano.



Ehh... a política "das ameaças" virá junto com as ameaças de 
ETs que vão cair nas nossas Terras...


Um sujeito no youtube chamou atenção para um fato legal nesse video.
repare nos 38 minutos de videos (exatamente) um OVNI que passa entre a boca fumaça e a terra. É muito rápida a passagem, mas é nítida.  





Vulcões ativos