6 de set. de 2009

ONU já alerta a catastrofe iminente


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou, nesta quinta-feira (03 Set 2009, 01h18) em Genebra, para a "aceleração do aquecimento climático" que, segundo ele, está colocando o mundo num abismo.

 Ban depositou todas as suas esperanças em um encontro internacional de alto nível que será realizado no dia 22 de setembro em Nova York por iniciativa das Nações Unidas, mas lamentou a lentidão e o caráter limitado das negociações para a Cúpula de Copenhague de dezembro. O secretário-geral da ONU, que acaba de voltar do Ártico, onde pode constatar os estragos causados pelas mudanças climáticas, advertiu que o que é feito agora terá consequências mais tarde (não tão tarde assim), como afirmam os cientistas. "A mudança climática pode desencadear um desastre em massa".

 "O que farão quando as tempestades empurrarem o mar para o interior dos continentes? Para onde irão?", perguntou. "Até o final deste século (??), o nível dos mares pode subir entre meio metro e dois metros", observou. Isso ameaçaria pequenos países insulares, deltas de rios e cidades como Tóquio, Nova Orleans e Xangai, segundo ele

. O presidente da Etiópia, Girma Woldegiorgise, afirmou que os países africanos estão sendo afetados pela mudança climática apesar de quase não terem contribuído com o problema, já que a maior parte das emissões de gases do efeito estufa é resultado da queima de combustíveis fósseis em nações industrializadas. O derretimento do gelo do Ártico se tornaria um motor de mudanças climáticas mais acentuadas, diz o documento da WWF.

O relatório prevê que a perda acentuada do gelo com o aquecimento do Ártico influenciaria o clima além da região. O fenômeno mudaria a temperatura e os padrões de precipitação de chuvas na Europa e na América do Norte, afetando a agricultura, florestas e recursos hídricos. O solo congelado do Ártico reserva o dobro do carbono mantido na atmosfera e, que se o aquecimento da região continuar, o gelo do solo vai se derreter e liberar carbono na atmosfera na forma de dióxido de carbono e metano em níveis significativos. A concentração de metano, um gás causador do efeito estufa especialmente poderoso, vem aumentando na atmosfera nos últimos dois anos e há sugestões de que isso se deve ao aquecimento da tundra do Ártico.

"Nós acreditamos que estas informações são críticas para se levar às pessoas diante do novo acordo sobre mudanças climáticas que será negociado em Copenhague (Dinamarca) em dezembro."
Minha gente... está claro que os "governantes" estão tentando nos dizer.
Conhece aquela piada do sujeito que recebeu um telegrama do seu amigo quando estava fora de sua cidade dizendo que o gato dele de estimação havia morrido? Assim, na lata! E o sujeito que recebeu o telegrama passou mal com a notícia e indignado com a atitude cruel do amigo pediu para que se houvesse uma outra informação tão drástica como essa que ele nunca a desse de forma tão agressiva assim. Que a dividisse em três partes para quem a recebesse fosse se acostumando com a situação. Exemplificou: No primeiro, aviso diga: "seu gato subiu no telhado", no segundo, "seu gato caiu do telhado e está muito ferido", terceiro,"seu gato infelizmente na resistiu e faleceu essa manhã". Passado certo tempo o sujeito recebe o seguinte telegrama: "sua mãe subiu no telhado..."
Pois é... o que nossos Governantes estão nos dizendo é: "O mundo está subindo o telhado"!!!

Vulcões ativos